webvisita

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Reflexão de Hoje

Olá bom dia na graça e na paz de Cristo:
Como está o seu dia? bem? que bom, é o nosso desejo que você tenha um dia abrençoado.
A nossa reflexão de hoje é continuidade da reflexão de 4ª feira quando falamos sobre pessoas que dirigem alcoolizado, causam mortes no transito e pagam uma certa quantia como fiança e vão responder em liberdade o crime que cometeram. Deixando famílias destruidas e marcas pelo resto da vida.

ABRINDO MÃO DA LIBERDADE


Fonte: Israel Belo de Azevedo
A televisão mostra uma família enterrando uma de suas filhas, vítima de um acidente de trânsito, provocado por um motorista embriagado que voava a 150 quilômetros por hora com seu veículo. A mesma televisão mostra o riso de um dos advogados do motorista vivo.
A pergunta que surge é: qual é o bem de maior valor no mundo ocidental?
É a liberdade individual, inquestionavelmente.
No entanto, esse valor precisa ser questionado, a menos que o interesse da comunidade (soma de indivíduos) esteja abaixo do interesse singular.
É claro que precisamos tomar cuidado, para não nos tornarmos defensores de algum tipo de ditadura, sempre abominável.
Contudo, parece estarmos numa encruzilhada, com todos os focos iluminando desejos, bajulando esquisitices, privilegiando idiossincrasias. As decisões que emanam dos poderes humanamente supremos vão sempre nesta direção: tudo para a liberdade individual como valor máximo a ser respeitado.
O direito individual não deve se sobrepor aos direitos coletivos. É a idolatria do direito individual que obriga famílias a chorar seus filhos, levados pela velocidade excessiva no trânsito e/ou pelo consumo excessivo de álcool.
A liberdade individual se tornou uma espécie de ídolo, diante do qual todos se curvam, reverentemente.
Até quando?

Desejo-lhe um BOM DIA.
Pr. Zezito

Nenhum comentário:

Postar um comentário