webvisita

sexta-feira, 8 de junho de 2012

O Cristão e a Bebida Alcoolica

Olá boa tarde na Graça e na Paz de Cristo
Peço desculpas ao irmão Marcos Medeiros e aos demais que me fizeram esta pergunta anexa ao E-mail, é que somente agora eu abri os e-mails e vi a pergunta que segue:

Pastor é que em uma mesa redonda na UNIJAD surgiu uma duvida quanto beber é pecado ou não !!??!!

Todos concordarão que sim!
Então entramos em debate o motivo que fez JESUS transformar água em vinho João 2:1-11
A duvida maior é se Maria o induziu ou mandou fazer algo pra resolver , Porque depois de responder pra ela "Disse-lhe Jesus: Mulher, que tenho eu contigo?

João 2:4" Ele afirma! "Ainda não é chegada a minha hora. João 2:4"

Pode postar no no Blog!!
Isaías 41:10 não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel.
Marcos Medeiros

Amado irmão em Cristo, veja o que temos sobre a bebida alcoolica na Bíblia.
Em primeira mão vemos que todos que fizeram uso da bebida fizeram besteiras, desde Noé, Ló e Sansão isto no Antigo Testamento.

O Vinho é uma bebida que vem sendo produzida, desde o 4º milênio antes de Cristo ou seja há 6.000 anos, isto ocorreu na mesopotâmia (hoje Iraque e Síria) mas existem especulações que a produção do vinho possa ser mais antiga ainda. A vinicultura chegou à Europa através do Egito, Grécia e Espanha.
A Cerveja, considerando-a em sentido amplo nas suas diferentes espécies e variantes, não existe outra bebida mais antiga ou mais universal do que a cerveja. Sua invenção remonta à do processo de fermentação dos cereais, 8.000 antes de Cristo ou seja há 10.000 anos atrás, precedendo pois, de milênios as primeiras grandes civilizações conhecidas. Alegrou os primeiros ócios de sociedades estáveis e, aos poucos, ganhou o mundo só perdendo para o vinho em produção ou consumo nas regiões e países particularmente voltados para a viticultura.
As qualidades tônicas, energéticas e diuréticas da cerveja são conhecidas desde a antiguidade. Hipócrates (460-377 a.C.), o pai da medicina, considerava-a um medicamento precioso.
Quanto ao vinho dispensa-se comentários, é sem dúvidas a bebida mais saudável e é a bebida por excelência.

Em João 15, 1 e seguintes Jesus mesmo se compara a uma videira e nós somos os ramos que devemos dar frutos.
Mas as videiras eram para produzir sucos de uva ou vinhos não alcoólicos?
Vamos agora parar um pouco com as parábolas e vamos narrar fatos mais convincentes para os Crentes (os que crêem em Deus e no Cristianismo). Temos em João 2, 1 a 12 a narrativa do primeiro milagre de Jesus quando em uma festa de casamento em Caná da Galiléia acaba o vinho e Jesus transforma água em vinho. O Texto também deixa claro que o vinho embriagava pois se nota a melhor qualidade do ultimo vinho após muitos já estarem embriagados.

Novamente em Mateus 26, 26 a 29 Jesus faz a sua ceia pascal com os discípulos e enquanto comiam tinham à mesa, entre os alimentos, Pão e Vinho, o que devia ser de costume, e Jesus tomando um pão o abençoa e os dá aos seus discípulos dizendo: “Tomai e comei isto é o meu corpo” depois toma um cálice de vinho e diz: “Bebei dele todos, pois isto é o meu sangue o sangue da nova e eterna aliança que é derramado por muitos para a remissão dos pecados..” em outros textos temos o complemento “Fazei isto em memória de mim.”

Acredito que fica claríssimo e que todos os indícios mostram que Jesus não somente nunca condenou o Vinho e seu consumo moderado como também é bem provável que ele próprio o tomava ao menos em ocasiões especiais, se não fosse assim ele não teria transformado água em vinho na festa em Caná da Galiléia e também não teria instituído a eucaristia usando o vinho. Ele poderia até não beber, mas é claro que não tinha nada contra aos que bebiam moderadamente.
por tanto para tudo na vida haverá limites, vide exemplo em I Coríntios 11, 20 a 22 quando Paulo adverte a comunidade de Corintios que quando se reuniam para a Ceia do Senhor (Conforme recomendado por Jesus) alguns, infelizmente muitas vezes erravam abusando na bebida pois: “enquanto um passa fome, o outro fica embriagado.”…..
Devemos lembrar outro fato importante, não podem comer frutos do mar, como crustáceos, quem tenha alergia a eles, logicamente para a bebida é a mesma coisa, se uma pessoa sabe que tem problemas com a bebida ela não deve beber em hipótese nenhuma.

O certo é que não devemos tomá-lo, sobre qualquer pretexto, evitar sempre o primeiro gole.
Conheci um pastor de uma outra denominação evangélica que servia vinho alcoolico na celebração da Ceia em sua igreja, e uma certa noite uma senhora veio pedir oração na igreja pelo seu filho que era alcoolico e tinha se convertido e se batizado naquela igreja, na noite do batismo ele tomou a ceia com vinho alcoolico e daquele dia em diante ele voltou a beber novamente,  o pastor tomou a decisão daquele dia em diante servir a ceia com o Suco de uva como nós Batistas  fazemos.

Em Cristo
Pr. Zezito

Um comentário:

  1. Tudo bem Pastor! Agora a minha duvida é se Maria exerceu algum tipo de autoridade sobre JESUS Com base no vers "Disse-lhe Jesus: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora.
    Sua mãe disse aos serventes: Fazei tudo quanto ele vos disser. João 2:4-5"

    ResponderExcluir