webvisita

quarta-feira, 30 de maio de 2012

FOI NOTICIAS NOS JORNAIS


Terremotos matam ao menos 15 na Itália
Pelo menos 15 pessoas perderam a vida e pelo menos quatro estão desaparecidas após a nova onda de tremores que sacudiu nesta terça-feira pela manhã a região noroeste da Itália. O forte terremoto de magnitude 5,8 atingiu a região de Emilia Romagna, no norte da Itália, nesta terça-feira. Enquanto as equipes de resgate procuravam novas vítimas, um segundo tremor de 5,6 graus na escala Richter abalou a mesma área poucas horas depois.
Além dos mortos, há feridos, e várias cidades registraram danos significativos à infraestrutura.
Segundo autoridades regionais, outras 5 mil pessoas tiveram de ser retiradas de suas casas, 4.500 delas apenas na região de Modena, próximo ao epicentro. Várias pessoas já estavam vivendo em acampamentos na região, atingida por outro forte tremor em 20 de maio.
O primeiro tremor ocorreu às 9h locais (4h de Brasília) e foi sentido em Parma, Bolonha e Milão. O abalo ocorreu a 40 quilômetros ao norte de Bolonha e a 60 quilômetros a leste de Parma, a uma profundidade de 9,6 quilômetros, considerada rasa, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês). O segudo ocorreu às 12h55 locais (7h55 de Brasília), praticamente na mesma região, e foi sentido em Modena, Milão e Brescia.
De acordo com informações ainda não confirmadas, dois padres faleceram nos desabamentos de igrejas: o pároco da cidade de Rovereto di Novi e o sacerdote da catedral de Carpi, entre as cidades mais prósperas e históricas da região.
As autoridades ferroviárias da Itália suspenderam o trânsito de várias linhas na região para avaliar possíveis danos. O prefeito de Concordia, Carlo Marchini, afirmou ao canal de televisão Skytg24 que nesta cidade desabaram vários edifícios, há numerosos feridos e a “situação é muito grave”.
O primeiro-ministro Mario Monti disse que “fará todo o possível e o mais rápido possível” para levar ajuda aos cidadãos, depois de interromper uma reunião para tranquilizar os italianos. O presidente da Itália também se manifestou para garantir que o governo ‘está preparado e fará o possível’ para responder à emergência. ”Vamos superar este momento”, anunciou emocionado Giorgio Napolitano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário