webvisita

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Palavra Pastoral

Olá bom dia na Graça e na Paz de Cristo
Graças Á Deus que nos dar a vitória por nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
Como foi o seu final de semana? que bom que você está bem, este é o nosso desejo.
Tivemos um final de semana abençoado, a benção começou na sexta feira a noite com o culto emação de graças na residencia da irmã Liduina, no sabado tivemos o louvorsão na Congregação do Aeroporto II com a nossa UNIJAD e no domingo tivemos, pela manhã a EBD e os cultos a noite tanto na congregação do Aeroporto II, quando a irmã Jézlia Glênia dirigiu o culto e a sua mamãe Maria de Jesus foi a mensageira da noite, e houve uma decisão para Cristo. Já no nosso santuário a direção do culto ficou a cargo da UNIJAD e o irmão Marcos Medeiros, e eu Pastor Zezito fui o mensageiro, estou postando a minha mensagem de ontem.

Uma Vida de Vitória ::


Texto Básico: Josué 6.1-21

Ser vitorioso segundo o ensino da Bíblia está relacionado com aquilo que somos mais do que com aquilo que realizamos. Ser um escolhido de Deus, estar em Cristo é o segredo da vitória: “Graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo”. (I Co 15.57).

Por sermos filhos de Deus, a vitória é sempre nossa pela obediência da fé, mesmo quando nos deparamos com obstáculos impossíveis e problemas humanamente insolúveis. É maravilhoso saber que você e eu podemos realmente optar pela vitória, enquanto aqueles que não estão em Cristo, não têm esta opção, a menos, é claro, que se arrependam e creiam em Jesus.

O livro de Josué é um manual de vitória. O nome Josué significa "O Senhor salva" ou "Deus é salvação". O livro foi escrito no ano 1050 a.C. e o seu tema principal é mostrar que Deus cumpre as suas promessas. No capitulo 6 está registrado a primeira vitória do povo de Deus sob o comando de Josué, na grande tarefa de conquistar a terra prometida. É a grande vitória dos escolhidos de Deus contra a poderosa cidade de Jericó. Tal vitória nos ensina e nos enche de esperança hoje! (Rm 15.4).

Como podemos ter uma vida vitoriosa? Como vencer inimigos mais poderosos? Como avançar diante de grandes obstáculos?

1. A VITÓRIA É UMA DÁDIVA DE DEUS

O primeiro principio bíblico para uma vida vitoriosa é sabermos que toda vitória procede do Senhor. No versículo 6.2, Deus afirma: “Entreguei na sua mão a Jericó”. A vitória a Jericó era uma dádiva de Deus. A promessa já tinha sido revelada a Josué: “Todo lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu prometi a Moisés”. (Js .1.3)

A Bíblia ensina claramente esta verdade: “O cavalo prepara-se para o dia da batalha, mas a vitória vem do Senhor” (Pv 21.31). Os filhos de Core testemunhavam: “Ouvimos, ó Deus, com os próprios ouvidos: nossos pais nos têm contado o que outrora fizeste, em seus dias. Como por tuas próprias mãos desapossaste as nações e os estabeleceste; oprimiste os povos e aos pais deste largueza. Pois não foi por sua espada que possuíram a terra, nem foi o seu braço que lhes deu a vitória, e sim a tua destra, e o teu braço, e o fulgor do teu rosto, porque te agradaste deles. Tu és meu rei, ó Deus; ordena a vitória de Jacó”. (Sl 44.1-4).

Observe que é Deus o grande responsável pelas vitórias do seu povo. Ele é quem ordena a vitória, diferentemente da falsa teologia atual, quando pessoas estão dando ordens a Deus.

2. OS PRÉ-REQUISITOS PARA A VITÓRIA.

Deus é a fonte de nossas vitórias. Logo, qual deve ser a minha participação? O que eu preciso fazer para ser um vitorioso? O livro de Josué nos oferece alguns pré-requisitos espirituais:
2.1. FÉ


A fé é o primeiro pré-requisito para a vitória. Sem fé é impossível agradar a Deus. Sem fé não há conquistas, não avançamos, não somos galardoados pelo Senhor. Jericó foi conquistada pela fé, como testifica o autor aos Hebreus: “Pela fé, ruíram as muralhas de Jericó, depois de rodeadas por sete dias. Pela fé, Raabe, a meretriz, não foi destruída com os desobedientes, porque acolheu com paz aos espias”. (Hb 11.30-31). A fé é o instrumento por meio do qual conquistamos as vitórias espirituais.

2.2. SANTIFICAÇÃO

A santificação é o segundo pré-requisito para a vitória. Josué disse ao povo: Santificai-vos, porque amanhã o Senhor fará maravilha no meio de vós (Js 3.5). As maravilhas da passagem do Jordão e da destruição de Jericó deveriam ser precedidas pela santificação do povo e da liderança (Js 5.13-15). Todos os atos de Deus são santos, reflexos da Sua natureza santíssima.

2.3. SEGUIR AS ESTRATÉGIAS DE DEUS

A obediência é o terceiro pré-requisito para a vitória. Obedecer significa seguir a risca as estratégias de Deus. As instruções foram dadas minuciosamente a Josué: “Sete sacerdotes, sete trombetas, sete dias, no sétimo dia sete vezes” (Js 6.3-11). Geralmente as estratégias de Deus são simples e, aparentemente, absurdas. O grande objetivo de Deus, provavelmente, é revelar o seu poder por meio da nossa fraqueza.

A vitória sempre será fruto da obediência a Palavra de Deus: Tão somente sê forte e mui corajoso para teres o cuidado de fazer segundo toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas bem sucedido por onde quer que andares (Js 1.7).

2.4. AGIR CORAJOSAMENTE

A ação é o quarto pré-requisito à vitória. O livro de Josué nos ensina que a conquista da terra prometida era um ato de posse: “Sê forte e corajoso, porque tu farás este povo herdar a terra que, sob juramento, prometi dar a seus pais” (Js 1.6). Deus agiu, as muralhas caíram e o povo tomou posse da cidade de Jericó. Agir corajosamente em obediência ao chamado de Deus é a vocação do cristão e do povo de Deus. Tiago nos adverte quanto ao praticar ou agir conforme aprendemos: “Mas aquele que considera, atentamente, na lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, esse será bem-aventurado no que realizar” (Tg 1.25). Seja um operoso praticante!

Que sua semana seja repleta de muitas bençãos de Deus

Em Cristo
Pr. Zezito

Nenhum comentário:

Postar um comentário