webvisita

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Foi Noticias nos Jornais

Índios que ganharam gasolina para votar não têm como voltar

Fonte: //www1.folha.uol.com.br/poder/1167553-indios-que-ganharam-gasolina-para-votar-nao-tem-como-voltar.shtml
Centenas de índios que receberam combustível de candidatos para viajar de barco e votar em Atalaia do Norte (1.036 km de Manaus) estão abandonados na cidade, sem recursos para voltar.
Sem ter como abastecer 94 canoas, ao menos mil índios, incluindo crianças e adolescentes, estão vivendo em barcos, barracos improvisados no porto, galpões cedidos pela prefeitura e em casas de parentes, segundo a Funai (Fundação Nacional do Índio).
Dar ou oferecer dinheiro ou vantagem para obter voto é crime previsto no Código Eleitoral, punido com pena de até quatro anos de prisão.
"Candidatos indígenas e não índios estimularam a vinda mandando gasolina para as aldeias, depois os largaram. Uma coisa abominável", disse Bruno Pereira, coordenador regional da Funai.

Clovis Marubo/Univaja

Índios acampam em canoas após ficarem sem dinheiro para voltar para casa, no Amazonas
A Justiça Eleitoral deverá apurar os candidatos responsáveis pelo aliciamento.
Os índios são da terra indígena Vale do Javari, fronteira do Amazonas com o Peru.
Há vinte dias, os indígenas se deslocaram com as famílias para a votação. As viagens duraram de oito a dez dias pelo rio Javari.
Cerca de 600 índios votaram na cidade, disse o líder marubo Jader Franco, 30, da organização Univaja (União dos Povos Indígenas do Vale do Javari). "Os caciques estão revoltados com os políticos."
O município teve três candidatos a prefeito e 85 a vereador. Compareceram às urnas 4.899 eleitores.
Pereira, da Funai, disse que uma comissão com participação da Justiça Eleitoral tenta solucionar o problema.
Para providenciar o retorno serão necessários 35 mil litros de combustível ou R$ 140 mil, além de alimentação. Segundo ele, a Funai colaborou com R$ 75 mil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário