webvisita

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

O Trote pode dar cadeia

Trotes representam cerca de 20% das ligações recebidas pelo Samu


fonte: http://omossoroense.uol.com.br/cotidiano/22939-trotes-representam-cerca-de-20-das-ligacoes-recebidas-pelo-samu
Sexta-feira, 17 de Agosto de 2012 às 00:00 / Por: Redação
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Mossoró continua sofrendo com um problema grave que pode ocasionar sérias consequências e comprometer os trabalhos de assistência à população: os trotes, que representam cerca de 20% das ligações recebidas pelo órgão, conforme relata o seu diretor-geral, Luís Gomes:

"É um número elevado. O ideal seria que não tivéssemos trotes, mas, infelizmente, a cultura do brasileiro gera esse tipo de atitude. E isso não acontece somente com o Samu. Outros órgãos, como a Polícia, o Corpo de Bombeiros, também sofrem com os trotes telefônicos", afirma.

De acordo com Luís Gomes, o Samu Mossoró recebe por dia uma média de 80 a 100 chamados, sendo que os trotes, além de ocuparem as linhas, fazem com que os atendimentos sejam atrasados. "Prejudica demais o nosso serviço, porque deixamos de atender alguém que realmente necessita", conta.

Conforme o diretor, esse índice de trotes já foi maior, principalmente logo após o Samu ser implantado na cidade. "No início recebíamos muitas ligações de crianças, que aproveitavam o intervalo das aulas e ligavam para o Samu do orelhão da própria escola. Por isso, realizamos uma campanha de conscientização nas unidades de ensino, que surtiu efeito", diz Luís Gomes.

Hoje, as ligações com informações falsas, pedidos de socorro sem necessidade, são feitas, em sua maioria, de telefones celulares, e apesar do Samu possuir identificadores de chamadas, ainda é complicado localizar o autor do trote. "Nós até temos bip, mas é muito difícil identificar a pessoa que está ligando. Até agora, só conseguimos que uma pessoa fosse presa, em flagrante, no final do mês de julho, mas é uma dificuldade muito grande", comenta o diretor-geral.

Quando os atendentes do Samu identificam que a ligação é trote, eles são orientados a tentar conscientizar os autores do ato sobre os malefícios do trote telefônico. "Eles explicam que se perde muito tempo devido ao trote, e que um dia até mesmo aqueles que ligam para passar uma informação falsa, podem precisar dos nossos serviços", pontua Luís Gomes.

Lei municipal prevê ações de combate ao trote em órgãos públicos

Em vigor desde janeiro deste ano, a Lei Municipal nº 2.816, institui medidas de colaboração na prevenção ao trote telefônico nos serviços públicos de emergência. A norma dispõe das seguintes providências para coibir e conscientizar dos problemas gerados pelo trote. "A municipalidade envidará esforços com as demais autoridades interessadas na prevenção ao trote telefônico nos serviços públicos de emergência disponíveis no município de Mossoró". Entretanto, mesmo com a legislação vigorando, o índice de trotes registrados na cidade continua alto.

A lei também prevê a realização de palestras, campanhas educativas e outros eventos de divulgação e esclarecimentos junto à população em geral, especialmente direcionados aos pais, crianças e adolescentes, preferencialmente em estabelecimentos de ensino de esporte e lazer

Um comentário:

  1. Just checking back for any new posts you may have written.
    I’ve been a follower on your blog for a while now and would like to invite you to visit and perhaps follow me back. Sorry I took so long for the invitation.

    ResponderExcluir